Nas inúmeras reuniões que já realizei com proprietários de imóveis que pensam em vender a sua casa, sempre fui muito claro e perentório com eles, quando percebi que desejavam manter e alimentar a possibilidade de serem eles a conduzir todo o processo:
Se tem a disponibilidade de tempo e o conhecimento para o fazer, faça-o. Se tem a capacidade para manter a objetividade em todo o processo, e não ceder à emocionalidade, não hesite e avance.

Perante o olhar incrédulo de alguns, pois esperavam outra argumentação de minha parte, continuo dizendo-lhes que eu, enquanto profissional de mediação e consultoria imobiliária, o que tenho para oferecer-lhes é TEMPO, CONHECIMENTO e OBJETIVIDADE. Nada mais.
E, em seguida, expliquei-lhes o que quis dizer.
Tal como lhe explicarei agora a si, Sr. Proprietário:
Relativamente ao Tempo que dedico à minha atividade e aos meus clientes enquanto Consultor imobiliário, faço por manter uma agenda profissional com uma alargada amplitude, mantendo-me disponível para o trabalho de segunda-feira a sábado, das nove horas da manhã até às oito horas da noite, semana após semana. São opções minhas. Mas claro está que, para manter o devido balanceamento da minha vida pessoal e profissional, vou ‘roubando’ algumas horas, aqui e ali, ao longo da semana, a essa agenda profissional, mas sempre de modo a não colocar em risco qualquer processo de venda ou compra dos meus clientes.
Ora, será que o Sr. Proprietário pode ter toda esta disponibilidade de Tempo? Sim, pode. Mas será que está mesmo disposto a isso?
Será que a sua disponibilidade de Tempo, Sr. Proprietário, lhe permite atender todas as chamadas telefónicas que lhe fazem os potenciais compradores do seu imóvel? Ou que lhe fazem os agentes e consultores imobiliários que desejam obter informações sobre o imóvel para verificarem se têm clientes para o mesmo? Ou, então, para o tentarem angariar e comercializar? E será que, Sr. Proprietário, terá Tempo para ler e responder as todos os e-mails e mensagens (sms, whatsapp, redes sociais) de potenciais interessados (ou meros curiosos) no seu imóvel? E terá mesmo Tempo para realizar visitas ao seu imóvel com interessados no mesmo? E terá paciência para esperar pelos interessados que se atrasam para as visitas? Ou que nem chegam a aparecer (e nem sequer o avisam previamente ou se desculpam posteriormente)?
E relativamente ao Conhecimento do processo de venda de um imóvel, será que o Sr. Proprietário o terá? Sim, também é possível que o tenha. Mas será que é provável que tenha todo o Conhecimento necessário e suficiente?
Antes de mais, importa clarificar este Conhecimento: trata-se de Conhecimento de processo, de Conhecimento de mercado e Conhecimento de marketing e publicidade. Não esquecendo ainda que também pode ajudar o Conhecimento na obtenção de financiamento bancário.
Passo a explicar:
O Conhecimento de processo, Sr. Proprietário, fará com que facilmente consiga aceder à documentação legal do imóvel, a consiga analisar e envidar os melhores esforços na sentido da sua correção, junto das entidades competentes, quando for caso disso. E este Conhecimento também lhe dará a capacidade de redigir e/ou analisar e negociar o clausulado de um contrato promessa de compra e venda, em perfeito conhecimento de todas as implicações do que nele é incluído ou não incluído. O mesmo se passa em relação ao contrato definitivo de compra e venda (vulgo ‘escritura’) e tudo o que é necessário para que ela se realize a contento de ambas as partes e de acordo com a Lei.
O Conhecimento do mercado permitir-lhe-á, Sr. Proprietário, definir um preço de mercado exequível para o seu imóvel, atendendo às suas características e localização, bem como lhe permitirá acompanhar as pressões sobre o seu preço decorrentes das flutuações da procura e da oferta, dos novos projetos lançados no mercado na zona do seu imóvel, da influência das variações na taxa de inflação e nas taxas de juro, etc. Será que tem este Conhecimento, Sr. Proprietário, de forma a poder utilizá-lo em seu benefício?
O Conhecimento de marketing e publicidade permitir-lhe-á entender o perfil de comprador-alvo para o seu imóvel e, consequentemente, definir uma estratégia de marketing e um plano publicitário coerente com esse perfil. Esse Conhecimento dir-lhe-á como quer apresentar o seu imóvel, em termos de imagem (fotografia e vídeo) e texto, por forma a valorizar o mesmo e, consequentemente, melhorar as propostas a receber. Esse Conhecimento será ainda utilizado na seleção dos meios a utilizar na promoção do seu imóvel, nomeadamente ao nível dos portais imobiliários, redes sociais, e-mail marketing, bases de dados de contactos, placas, outdoors, etc. Não esquecendo que este Conhecimento também lhe dirá qual a melhor aplicação de dinheiro envolvido no plano e marketing do seu imóvel.
E também poderá ser muito útil, Sr. Proprietário, que disponha de Conhecimento na obtenção de financiamento bancário para o comprador do seu imóvel. Pois poderá surgir um potencial comprador que lhe oferece um preço e demais condições de compra que são do seu agrado, mas que não dispõe de qualquer financiamento bancário pré-aprovado ou não conseguiu ainda um nas condições necessárias e suficientes.
Dispõe destes níveis de conhecimento, Sr. Proprietário? É possível que sim. No entanto, é pouco provável que disponha de todos eles ou que disponha deles num nível que lhe permita maximizar positivamente a sua intervenção no processo. Ora, enquanto Consultor imobiliário profissional, tenho a obrigação de dispor deste Conhecimento, além de dispor de uma equipa – na minha agência e rede imobiliária – que me apoia e potencia permanentemente este Conhecimento.
E por fim, Objetividade. O Sr. Proprietário considera-se uma pessoa objetiva, que utiliza a racionalidade e o bom senso para escutar as opiniões dos outros, ainda que contrárias à sua? Sim, acredito que o seja e que acredite que o é quase sempre. Mas e se o que estiver em causa for o seu imóvel? E se for a casa onde vive? E se for a casa onde fez crescer a sua família? A casa que comprou, arranjou, decorou e muito investiu ao longo dos anos? Será que terá a Objetividade necessária e suficiente para a vender?
Será que o Sr. Proprietário tem a capacidade de manter a sua emocionalidade controlada quando receber chamadas telefónicas e mensagens de pessoas que não se coíbem de tecer comentários negativos (e alguns bem desagradáveis) sobre o preço do seu imóvel? Ou será que terá paciência para as chamadas telefónicas de meros curiosos? Ou as inúmeras chamadas de agentes e consultores imobiliários que insistem até à exaustão - e sem bom senso - na possibilidade de angariarem o seu imóvel? Ou, Sr. Proprietário, aguentará com tranquilidade as críticas negativas ao estado de conservação, decoração ou arrumação do seu imóvel, durante as visitas que proporcionar a interessados? Ou reagirá controladamente às propostas ridículas que lhe farão na hora, acompanhadas de argumentação depreciativa ao imóvel que acabaram de visitar consigo?
É difícil, não lhe parece? Pois… A verdade é que não será nada fácil para um proprietário gerir as suas emoções quando o que está em causa é o seu imóvel e a apreciação que faz dele. Pois um Consultor imobiliário profissional treina e faz isto diariamente. Além de que lida com um imóvel que não é o seu, o que facilita a utilização de Objetividade no seu desempenho profissional.
Faz-lhe sentido o que acima escrevi? Afinal, enquanto profissional de mediação e consultoria imobiliária, oferecer-lhe TEMPO, CONHECIMENTO e OBJETIVIDADE... é muito, não lhe parece?
Tem um imóvel para vender? Quer o meu Tempo, Conhecimento e Objetividade?
Não hesite em contactar-me:
Marco Moura Marques
+351 967 035 966
marcomouramarques@kwportugal.pt
Comments