Solstício de Inverno
- Marco Moura Marques
- 22 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Eis-nos perante o dia mais curto do ano! O início do Inverno!

Mas, afinal, o que é isto de “solstício”?
Bem, de há muito tempo na História da Humanidade, se constatou que nesta altura do ano - mas também seis meses antes ou depois, por volta de 21 de junho - o Sol ("sol") parece parar no céu ("sistere"). Daí o seu nome, o qual provém da conjugação de duas palavras em latim.
No hemisfério Norte, o dia mais curto do ano (não em horas totais, mas sim no tempo total em que o Sol permanece acima da linha do horizonte), acontece entre os dias 21 e 22 de dezembro de cada ano (este ano é a 22 de dezembro). É o denominado "Solstício de Inverno". Mas no hemisfério Sul, nesta mesma data, é celebrado o “solstício de Verão”, ou seja, o (seu) dia mais longo do ano.
O solstício marca o ponto em que o Sol está exatamente acima do Trópico de Capricórnio, o que este ano aconteceu esta sexta-feira, 22 de dezembro, às 03h27 GMT.
Além de marcar o dia mais curto do ano, o solstício de inverno marca o primeiro dia de inverno no calendário astronómico (no calendário meteorológico já estamos no inverno há três semanas).
Na História da Humanidade, muitas celebrações e festivais giram em torno dos solstícios e equinócios (estes ocorrem por volta de 21 de setembro e 21 de março de cada ano). Existem usos e costumes atuais, relativos a esta época do ano, que se baseiam em tradições ancestrais, com as quais estamos conectados, por essa via, de formas que mal imaginamos.
O pinheiro como árvore (de Natal) carregada de simbolismo... o enfeite dessa árvore com objetos diversos… o tronco de madeira a arder, à volta do qual as pessoas se aquecem e convivem… a guirlanda (de Natal) formada por flores ou ramos entrelaçados…
Talvez a antiga celebração que mais nos tenha deixado legados como estes seja o “Yule”. Esta era uma comemoração pagã (do ponto de vista cristão) com origem no norte da Europa (na zona da atual Alemanha), num período anterior ao cristianismo. Celebrava-se desde os finais de dezembro até aos inícios de janeiro, abrangendo o momento do solstício de inverno.
Os romanos celebraram a “Saturnália”, a qual tinha início no dia 17 de dezembro e durava vários dias. Este festival comemorava o fim do ano agrícola, mas também religioso e ainda o fim de um ano (o “velho”) e o início de um outro (o “novo”). Era uma festividade bastante comemorada, sendo uma das mais populares em Roma, pois a agricultura era a atividade de base dessa sociedade, enquanto meio de subsistência para os camponeses e fonte de rendimento para a elite.
Um pouco por todo o mundo atual existem celebrações à volta do solstício, com base no culto ao Sol e ao seu significado para a vida do Homem na Terra.
Enfim… existe uma lista enorme de tradições, em cima das quais outras se inventaram, reinventando as primeiras. Pois assim é formada a história do Homem no mundo.
Marco Moura Marques
+ 351 967 035 966
コメント